top of page
Foto do escritorZag Seguros

Como economizar energia em casa

Atualizado: 31 de mai. de 2021


Administrar o orçamento familiar doméstico é importante não apenas para manter as finanças sob controle, sabia? Com um pouquinho de organização, sabendo como economizar energia em casa, é possível poupar muito sem grandes sacrifícios.


Isso permite investir no futuro dos seus filhos, garantir mais estabilidade e segurança a todos, além de realizar desejos, como viajar em família, comprar um carro novo etc. Uma forma bem simples de cortar gastos desnecessários em casa, por exemplo, é diminuindo o consumo de eletricidade.


Já pensou no quanto de dinheiro seria possível guardar todos os meses se a sua conta de luz chegasse mais barata? Então, se ligue nas n


ossas dicas de como economizar energia em casa de forma simples e aprenda a valorizar os seus ganhos!




Tire os eletrônicos da tomada


O hábito de deixar vários aparelhos plugados, mesmo que não estejam sendo usados — ou seja, no modo stand by — não é nem um pouco incomum. Afinal, muitas pessoas se acostumam a olhar a hora no display do micro-ondas, por exemplo, ou ligar a TV assim que entra em casa.

Entretanto, essa prática, aparentemente inofensiva, pode gerar um gasto significativo no final do mês, segundo pesquisa da Proteste. Aquela simples luzinha acesa é um sinal de que a sua conta de luz pode vir mais alta. Sendo assim, que tal tirar os eletrônicos da tomada quando eles não estiverem sendo usados? Não custa nada, concorda?

Diminua a troca de calor na geladeira

Se você alguma vez deixou o refrigerador ligado em casa durante uma viagem, talvez tenha notado que, mesmo funcionando, o eletrodoméstico gastou muito menos energia enquanto você esteve ausente.


Isso acontece porque a eletricidade é gasta pela geladeira para diminuir a entrada de calor em seu interior. O que significa que, quanto menos você abre e fecha suas portas, menos energia ela precisa usar, certo?


Por isso, inclusive, é tão importante conferir as borrachas de vedação, já que elas isolam o interior do seu eletrodoméstico e impedem essa troca de calor.


Logo, não é difícil fazer com que a geladeira fique mais econômica: além de checar a vedação com periodicidade, pense no que vai comer antes de abrir as portas. Deixe-a bem longe de fontes externas de calor (como o forno ou o sol) e evite guardar alimentos quentes lá dentro.


Também é bom conferir se o eletrodoméstico não está muito próximo da parede, pois essa proximidade pode superaquecer o seu motor. O ideal é deixar um espaço de 10 a 15 centímetros entre a traseira e a parede.

Reduza o uso do ferro de passar roupas

O ferro elétrico pode até não estar entre os maiores vilões do consumo de energia na sua casa. Mesmo assim, por que não tentar reduzir o uso desse aparelho para economizar na conta de energia elétrica e ainda perder menos tempo passando suas roupas?


Algumas atitudes simples que fazem toda a diferença nesse quesito são:

  • pendurar as roupas bem esticadas no varal para que fiquem menos amarrotadas e deem menos trabalho para passar;

  • preferir tecidos que não precisem ser passados, como viscose e poliéster;

  • deixar as roupas mais finas penduradas no banheiro, na hora do banho, para desamassá-las só com o vapor, sem o ferro;

  • separar antes de ligar o ferro quais roupas serão passadas e quais já podem ser apenas dobradas e guardadas.

Aproveite a iluminação natural

Todo mundo sabe que deixar as luzes acesas quando um cômodo não está sendo usado é um desperdício de eletricidade e de dinheiro. Mas, além de apagá-las sempre que sair de um ambiente, existem outras maneiras de reduzir o uso das suas lâmpadas, como o aproveitamento da iluminação natural.


O ideal é que você não precise acender as luzes durante o dia, então, vale usar cortinas translúcidas, por exemplo, que ajudam a manter certa privacidade sem ter que ligar as lâmpadas. O uso de vidros e de espelhos para refletir a luminosidade também é uma boa estratégia de como economizar energia.


Também é possível instalar claraboias no teto, como em corredores ou escadas, por exemplo, a fim de clarear o espaço enquanto houver incidência de raios solares. Por fim, também dá para reposicionar os seus móveis, de modo a aproveitar ao máximo a luz vinda das janelas, principalmente sobre mesas e escrivaninhas usadas para estudos, trabalho ou leitura.




fonte: magseguros.com.br



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page